Portal Você Online

‘Botafogo S/A’ chama a atenção de investidores europeus

Segundo publicação da Revista Veja, uma companhia que participou da negociação de três clubes da Premier League na última década estaria interessada em investir no Botafogo. Isso graças a um estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles junto à Ernst & Young.

Além dos ingleses, um grupo de vinte empresários teria procurado os Moreira Salles para entrar com capital no clube de General Severiano.

O projeto separaria o futebol do restante dos esportes e da área social, além de transformar o Fogão em um clube-empresa: a Botafogo S/A. O estudo prevê investimento de R$300 milhões para quitar dívidas e buscar reforços.

Após meses de estudo a respeito do plano de recuperação administrativa e financeira para o Botafogo, a auditoria e consultoria EY e o escritório Trengrouse Advogados apresentaram o resultado dos trabalhos aos dirigentes alvinegros. A reunião durou cerca de três horas, na sede da EY na Praia do Botafogo, e nenhum dirigente falou com a imprensa na saída do encontro.

Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, e demais membros da diretoria e do Conselho Deliberativo botafoguenses precisarão decidir nas próximas semanas se autorizam o início da transformação. Se a ideia for rejeitada pela esfera política alvinegra, o estudo será engavetado. Caso queira seguir adiante, EY e Trengrouse darão os próximos passos para viabilizar a criação de uma nova empresa que se responsabilizaria pelo futebol.

O plano consiste na criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), por meio da constituição de uma nova empresa, uma sociedade anônima, com um prazo de existência delimitado em 30 anos. Esta empresa utilizaria todos os ativos do futebol profissional do Botafogo e precisaria, em contrapartida, levantar dinheiro suficiente para arcar com dívidas de curto prazo hoje sob responsabilidade do clube social.

A direção do Botafogo emitiu uma nota após a reunião confirmando estar “de pleno acordo para a aplicação e realização do plano”:

O Presidente Nelson Mufarrej, acompanhado de Vice-Presidentes, diretores e ilustres alvinegros, reuniu-se nesta sexta-feira (26/7) com executivos da Ernst & Young (EY), em Botafogo, onde foi apresentado o projeto de um novo modelo de gestão do Clube.

Após tomar conhecimento do referido projeto, o Presidente Nelson Mufarrej reafirma estar de pleno acordo para a aplicação e realização do mesmo.

O Botafogo colocará à disposição da EY profissionais para dar continuidade à implementação do projeto no mais curto prazo possível, respeitando, naturalmente, todos os trâmites estatutários cabíveis.”


Foto: Paulo Pimentel/Getty Images

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *