Portal Você Online

Temperatura no AM deve chegar a 39°C nos próximos dias

Nesta quinta-feira, a ONU e o observatório europeu Copernicus divulgaram que julho será “certamente o mês mais quente já registrado” no planeta.

Nos próximos seis dias, a temperatura máxima no Amazonas deve aumentar, passando de 36°C para até 39°C, segundo previsão do Climatempo. Nesta semana, a estação meteorológica de Manaus registrava 36°C.

No mês de julho, a temperatura máxima em Manaus variou de 33°C a 36°C. A previsão de temperatura máxima a partir do próximo dia 2 de agosto sobe para 37°C, com pico de 39°C, no dia 8 de agosto, sem previsão de chuva.

As chuvas também vêm reduzindo. Em julho, a média de chuva é de 115 milímetros na capital, segundo dados do Climatempo. Até essa quarta-feira (26), choveu 42 milímetros, o que representa 37% do esperado para o mês.

O último registro de chuva na capital foi no último sábado (22), quando choveu 9.2 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O maior registro de chuva neste mês foi no dia 2, com 32.6mm de precipitação.

Agosto e setembro são os meses mais quentes do Verão Amazônico na região Norte do país. Segundo dados do Inmet, nos últimos 30 anos (de janeiro de 1991 até 31 de dezembro de 2020), o recorde de temperatura máxima registrada em Manaus foi de 39°C, no dia 21 de agosto de 2015.

Julho mais quente


Após três semanas de ondas de calor em várias partes do mundo, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas e o observatório europeu Copernicus divulgaram que julho será “certamente o mês mais quente já registrado”.

Se confirmado, o recorde deste mês quebrará o anterior, estabelecido em julho de 2019. Este calor é provavelmente “sem precedentes” em milhares de anos, disseram ambas as instituições.

Na terça-feira, a rede científica World Weather Attribution (WWA) concluiu que as recentes ondas de calor na Europa e nos Estados Unidos teriam sido “quase impossíveis” sem o efeito das emissões de gases de efeito estufa de origem humana.

A temperatura do planeta já aumentou 1,2ºC em relação à era pré-industrial. Alguns tentam desenvolver medidas de emergência para que este aumento não ultrapasse os 1,5ºC, o limite para o ano 2100 estipulado pelo Acordo de Paris de 2015.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *