A explosão aconteceu no porão da embarcação e deixou uma pessoa morta e outros 8 feridos no cais do Roadway.

Explosão no barco de passageiros Itapuranga 3, atracado no roadway do Porto Privatizado de Manaus, no Centro da capital, deixou oito pessoas feridas, segundo informações do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), causou pânico e apreensão no início da tarde desta sexta-feira (11).
A direção do porto informou que uma pessoa morreu.
Em vídeos nas redes sociais, pessoas próximas a embarcação buscam por feridos.
A explosão ocorreu na popa [parte de trás] da embarcação, na área em que fica a cozinha. A suspeita é que a explosão foi causada em um botijão de gás.
No momento do acidente apenas tripulantes estavam no barco, mas passageiros e trabalhadores circulavam na rampa de acesso à embarcação.
O Corpo de Bombeiros informou que resgatou três pessoas feridas, duas delas com queimaduras de segundo e terceiro grau. Elas foram levadas para atendimento médico no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus.
O Bombeiros confirmou a morte de uma pessoa.
Em nota, a direção do Porto de Manaus informou que o acidente ocorreu às 14h. Trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, durante um trabalho de rotina, quando houve a explosão no porão que deixou oito feridos.
O Porto de Manaus informou que acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental. Uma perícia será realizada para identificar a origem da explosão.
“O Porto de Manaus está prestando todo o auxílio às vítimas e se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvidas”, informou.
Já segundo a Marinha do Brasil, será instaurado um inquérito pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. Assim que concluído, e cumpridas as formalidades legais, o Inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo.