
O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e Delegacia Fluvial (Deflu) da Polícia Civil do Amazonas, apreendeu, neste fim de semana cerca de duas toneladas de cocaína e maconha; sete fuzis de grosso calibre, munições, coletes balísticos e uma lancha, no Rio Solimões, na comunidade do Pupunha, no município de Beruri – 173 km de Manaus.
A operação foi realizada após os agentes do DRCO investigarem traficantes que atuam na rota do Solimões pela tríplice fronteira do Peru e Colômbia na distribuição da droga por outros estados brasileiros há mais de um ano.
A carga foi avaliada em cerca de R$ 100 milhões e considera a maior de cocaína apreendida nos últimos três anos em rios do Amazonas.
Segundo a polícia, os traficantes estavam em um lancha blindada, com reforço de placas de aço. Eles chegaram a trocar tiros com os policiais e fugiram após intenso tiroteio.
“Nós estávamos utilizando uma lancha blindada, que foi extremamente atingida. Mas nenhum policial ficou ferido. Eles [os criminosos] caíram na água durante o confronto, nós fizemos buscas no local e não os encontramos. Não podemos afirmar se eles estão baleados, se eles morreram”, disse Mário Paulo Telles, diretor do DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado).