Com o objetivo de alertar tanto a população quanto os profissionais da saúde sobre os fatores que podem influenciar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou nesta sexta-feira (1) a campanha “Um Batimento de Amor pela Vida”.
A campanha acontece até o dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração. Nessa campanha a fundação estará realizando atividades que promovem a saúde do coração. A diretora da unidade, Annelise Lopes ressalta a importância dessa campanha para os pacientes.
“Atualmente, as doenças relacionadas a esse sistema são uma das principais causas de morbimortalidade (dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade) no mundo e não podemos subestimá-la”, alertou Annelise.
Segundo a diretora, a Fundação Hospital do Coração está envolvida numa programação que envolve profissionais e os pacientes internados e ambulatoriais, fortalecendo ainda mais o Projeto ‘Clube do Coração’, idealizado pelo professor Mariano Terrazas, e ainda as atividades do ‘Clubinho do Coração’, voltado a pediatria.
A atividade também teve apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS). Em parceria com o projeto “ResPirAr”, da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), foram realizadas atividades de alongamento e hidroterapia com os pacientes que fazem parte do Clube do Coração.
A intenção é promover atividade física aos pacientes e a conscientização da prevenção de doenças cardiovasculares. O Coordenador do NEPSHUS da unidade, Pedro Henrique destaca o impacto dessa ação para profissionais e usuários.
“Estaremos envolvidos com atualizações e capacitações dos profissionais de saúde e também com a participação da população acadêmica nas atividades de orientação sobre a importância de hábitos saudáveis de vida aos pacientes e acompanhantes”, avalia.
No mundo atual, as doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morbidade e mortalidade.
A celebração e observância do mês de setembro oferecem uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre medidas preventivas necessárias para cuidar do coração e garantir um futuro mais saudável para todos.
A fisioterapeuta da unidade, Juliana Maués fala do principal objetivo da campanha. “O Clube do Coração busca promoção em saúde para os pacientes cardiopatas, realizando palestras, orientações nutricionais, apoio psicológico, promoção a atividade física, entre outros”, afirma.