O litígio de Felipe Massa pelo resultado da F1 2008 passou a ter desdobramentos diretos na categoria: depois que um fã-clube da Ferrari colocou uma faixa no Autódromo de Monza em apoio ao brasileiro, a Fórmula 1 solicitou que o grupo removesse o cartaz.
Antes disso, a gestão ainda pediu que o piloto não fosse ao GP da Itália neste fim de semana. Segundo a assessoria do próprio Massa, ele pretendia comparecer como parte de sua função de embaixador, e pela relação estreita com o time italiano.
Nesta quinta-feira (30) que antecedeu as atividades em pista em Monza, o Ferrari Club de Caprino Bergamasco, sediado nas proximidades de Monza, pendurou uma faixa de apoio à petição do brasileiro, que representou a escuderia entre 2006 e 2013 e foi protagonista na conquista do campeonato de construtores de 2008 – o último do time até agora.
Na faixa, constava a frase “Felipe Massa, campione del mondo 2008” (em português, “Felipe Massa, campeão do mundo em 2008”). O cartaz foi colocado estrategicamente em frente aos boxes da própria escuderia. No entanto, a peça foi retirada após solicitação da F1.
O ex-piloto da Ferrari, que representou a escuderia de 2006 a 2013, enviou uma carta para a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e a Formula One Managment (FOM) no início deste mês, seguindo determinação da justiça do Reino Unido antes de se protocolar uma ação judicial.
O resultado da temporada 2008 da categoria está sendo contestado pelo piloto brasileiro após o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, revelar já ter tido conhecimento do “Singapuragate” ainda em 2008, mesma temporada do incidente no qual Nelson Piquet Jr bateu intencionalmente na prova em que Massa liderava, mudando todos os desdobramentos da corrida em Singapura.
– (O escândalo) machuca e tira de uma situação em que, “pô”, você tinha um título na mão. Aquele título era nosso. E foi tirado por uma manipulação. Sem dúvidas é algo muito sério para o esporte, para a justiça, e para todas as pessoas que fazem parte do esporte que a gente sempre acha que é algo limpo, e não foi – disse Massa.
A questão também foi abordada pelo piloto no último fim de semana, quando ele disputou a etapa de Goiânia da Stock Car. Felipe respondeu Lewis Hamilton, que argumentou durante as coletivas do GP da Holanda de F1 não se recordar da disputa pelo título de 2008.