O calor em Manaus está mais intenso este ano, com dias seguidos de recordes de altas temperaturas. Neste sábado (2), foi registrado o dia mais quente de 2023 com 37,8°C e sensação térmica de 43ºC, por volta das 14h, na estação do distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Avenida Mario Ypiranga, em Adrianópolis, na capital amazonense. Segundo as previsões do instituto, os próximos dias prometem ser ainda mais calorentos.
Ainda segundo o Inmet, a mínima prevista é de 25°C e máxima de 38°C em Manaus, entre a segunda-feira (4) e o próximo domingo (10). Confira abaixo as previsões metereologicas para esta semana:
Segunda-feira (1°/09): máxima: 37º – mínima: 26º
Terça-feira (2/09): máxima: 38º – mínima: 26º
Quarta-feira (3/09): máxima: 38º – mínima: 25º
Quinta-feira (4/09): máxima: 37º – mínima: 26º
sexta-feira (5/09): máxima: 37º – mínima: 25°
Sábado (6/09): máxima: 37º – mínima: 25º
Domingo (7/09): máximo: 37º – mínima: 25º
Calor intenso
A escalada das temperaturas tem seguido uma cronologia nos últimos dias. Na última sexta-feira (25), a capital do Amazonas atingiu 37,7ºC. Durante a semana, a sensação térmica na cidade alcançou os 40ºC. Veja a sequência dos dias mais quentes deste ano:
- Dia 2 de setembro: 37,8ºC
- Dia 25 de agosto: 37,7ºC
- Dia 20 de agosto: 37,4ºC
Época da seca e meses mais quentes
O amazonense vive duas estações no ano: verão e inverno. Mas nos dois períodos, os habitantes vivem na realidade um calor com chuva e sem chuva porque nos meses de julho, agosto e setembro acontece a seca dos rios com a estiagem.
São meses mais quentes na região Norte do país. Segundo dados do Inmet, nos últimos 30 anos (de janeiro de 1991 até 31 de dezembro de 2020), o recorde de temperatura máxima registrada em Manaus foi de 39°C, no dia 21 de agosto de 2015.
Poucas são as chuvas nesse período. Por isso, se você precisar sair, principalmente, durante a tarde, horário em que a temperatura chega no seu auge, especialistas dão dicas para se proteger do calor.
Sempre beber água; manter uma alimentação mais leve como saladas, frutas ricas em água, evitar excesso de carboidratos e gorduras; usar roupas leves e procurar lugares mais arejados.
Bombeiros alertam
As altas temperaturas aumentam os riscos de incêndios. Nos últimos dias, os registros dispararam no Amazonas, tanto de ocorrências em terrenos baldios, áreas se mata, quanto em residências.
Para prevenir os casos, o Corpo de Bombeiros do estado reforça cuidados simples que podem ser adotados pela população.
“Nossas equipes atuaram, de forma intensiva, em todas as zonas da cidade para combater as ocorrências de incêndio, que nesse período de ano tem aumento devido ao calor do verão amazônico. Ressalto que ações simples, como não jogar cigarro em área de vegetação e não queimar lixo, podem evitar que esses sinistros aconteçam”, orienta o comandante-geral da corporação, coronel Orleilso Ximenes Muniz.