Até o momento um pessoa foi presa por fraude com laudo médico falso na capital amazonense.

Um homem, suspeito de fraude na concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), foi preso em Manaus nesta quinta-feira (14) na Operação Quinta Ilegal. O nome dele não foi revelado pela PF.
Segundo a Polícia Federal, o suspeito é investigado por falsificar documentos para obter auxílios do INSS.
Operação ocorre após um médico denunciar que laudos em nome dele estavam sendo apresentados ao INSS para a concessão de benefícios.
Os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão, na capital. “Objetivo da ação é dar fim às atividades de um fraudador que atua burlando a concessão de benefícios previdenciários”, informou a PF.
A operação também vai cancelar e bloquear os benefícios de quem se aposentou de forma irregular.
A PF informou que o suspeito fazia contato com as vítimas e oferecia o serviço para que recebessem os auxílios do INSS por meio de documentações falsificadas. Foram identificados laudos médicos falsos que eram utilizados para a conceção dos benefícios.
A Justiça Federal determinou o cancelamento dos benefícios ilegais e o bloqueio dos recursos financeiros existentes nas contas bancárias do suspeito.
A investigação teve apoio do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social.
De acordo com a PF, os prejuízos à União somam mais de R$ 105 mil. “Contudo, há indicativos fortes de que o acusado atuou na intermediação de diversos outros benefícios fraudulentos, tendo em vista o grande número de requerimentos nos sistemas previdenciários vinculados a si”, destacou o órgão.
O investigado responderá por estelionato previdenciário e falsificação de documentos, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 11 anos e seis meses de prisão.