
Um gabinete de crise foi instalado pela cúpula de segurança do estado do Amazonas, na noite deste sábado (16), para organizar uma força-tarefa para fazer o resgate dos corpos das 14 vítimas da queda do avião nas proximidades do aeroporto de Barcelos, a 394 km de Manaus.
O resgate dos corpos das vítimas deve ser feito deste domingo (17). De acordo com o secretário da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, uma equipe se deslocará para o município.
Os corpos foram levados para um ginásio da cidade e depois serão transportados para o IML de Manaus para a realização de perícia. Um avião da FAB seguirá para Barcelos para a realização da perícia também domingo – ver o vídeo abaixo.
Avião tinha autorização para táxi aéreo
O avião que caiu na tarde deste sábado tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação como táxi aéreo e a situação de aeronavegabilidade era considerada normal. Em nota, a agência disse lamentar o acidente.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar a queda do avião.
Aspectos de funcionamento, condições meteorológicas, comprimento da pista, funções do pilotos, estão entre os fatores que serão analisados e investigados pela Força Aérea Brasileira.
A Polícia Civil do Amazonas também vai investigar o caso. O governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), lamentou o acidente nas redes sociais
– Nossas equipes estão atuando, desde o primeiro momento, para prestar o apoio necessário. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações – escreveu Lima nas redes sociais.
O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, informou que o aeroporto do município está em plena condições para receber voos do porte do avião que sofreu o acidente.

A Manaus Aero Táxi emitiu uma nota lamentando a tragédia com o avião e informando que estarão disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualização à medida que a investigação avançar – ler nota na íntegra.
As definições do resgate e das investigações foram decididas no Centro de Comando e Controle (CICC) durante uma reunião com representantes da SSP-AM, a Força Aérea Brasileira, Polícia Civil do Amazonas, o Corpo de Bombeiros do Amazonas e o Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC).
O acidente
O avião Embraer Bandeirantes com capacidade para 18 pessoas caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, na tarde deste sábado (16).
Ainda de acordo a Defesa Civil amazonense eram 12 passageiros e dois eram tripulantes. Todos eram homens. Os passageiros eram turistas brasileiros que praticavam pesca esportiva. Eles iriam pescar no Rio Negro.
Nome das vítimas
- Euri Paulo dos Santos
- Fábio Campos Assis
- Fábio Ribeiro
- Gilcrecio Salvador Medeiros
- Guilherme Boaventura Rabelo
- Hamilton Alves Reis
- Heudes Freitas
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia
- Marcos de Castro Zica
- Renato Souza de Assis
- Roland Montenegro Costa
- Witter Ferreira de Faria
- Tripulantes
- Leandro Souza – piloto
- Fernando Galvão – copiloto
Segundo relatos de moradores, “a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear”.
Barcelos
A cidade de Barcelos é conhecida pelo ecoturismo e é um dos principais destinos para pesca esportiva no Brasil. Atualmente, a cidade está em alta temporada da atividade, que acontece entre os meses de setembro e fevereiro.