As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão ofertar atendimento à população feminina das zonas Leste e Oeste em novos locais, a partir da segunda-feira (25).
Já a estrutura itinerante que atende a zona Norte seguirá na atual localização, na rua Xavante, 452, bairro Colônia Terra Nova, até o dia (29). As unidades são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A unidade móvel da zona Leste segue ofertando serviços de prevenção e promoção da saúde às moradoras do bairro Grande Vitória e entorno, porém situada na rua Vitória-Régia, a partir da segunda-feira.
Até esta sexta o atendimento na localidade acontece na rua Alenquer, na comunidade das Pedras, no mesmo bairro.
Na zona Oeste, o atendimento do serviço móvel voltado à saúde da população feminina vai ocorrer, a partir do dia (25), na escola municipal Antonia Medeiros da Silva, situada na rua Airton Senna, na comunidade União da Vitória, bairro Tarumã.
A estrutura itinerante atende, até esta sexta-feira, usuárias do bairro Nova Esperança, na praça Doutor Abelardo Rodolfo Lemos Pampolha, na rua Canudos, s/nº.
As unidades móveis ofertam atendimento exclusivo para o público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Entre os serviços ofertados, estão consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.
Procedimentos e serviços
Do dia 1º/9 até a quinta-feira, 21/9, as três Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa Manaus somaram 5.411 procedimentos ofertados às moradoras das zonas Norte, Leste e Oeste da capital.
O total inclui 1.313 consultas médicas e 804 de enfermagem, além de 488 coletas de preventivo do câncer de colo de útero e 370 mamografias.
As estruturas realizaram, ainda, 1.973 exames de ultrassonografia, dentre eles 306 obstétricas, 60 da mama e 1.067 de outros tipos. Foram dispensados medicamentos de 336 receitas prescritas às usuárias do serviço municipal de saúde.
Saúde feminina
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciaram os atendimentos às moradoras da zona Norte no dia 25 de julho, e das zonas Leste e Oeste, em 26 do mesmo mês.
As estruturas itinerantes têm como objetivo facilitar o acesso dessa população aos serviços da Atenção Primária à Saúde e ampliar a cobertura da atenção básica, em especial nas áreas de maior demanda e vazios assistenciais.
Um destaque do serviço móvel é o reforço da prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, que têm grande chance de cura quando detectados em fase inicial, além do acompanhamento pré-natal das mulheres nas áreas de abrangência das unidades.