
O lago de Tefé, um dos maiores do Estado, na região do Médio Solimões, secou com a estiagem severa no Amazonas ao ponto de os moradores trocarem a canoa ou barco pela motocicleta para atravessar e chegar ate cidades vizinhas, como Alvarães, que só eram possíveis de ser alcançadas em embarcações com um tempo maior de viagem – veja no vídeo abaixo.
Desde a última segunda-feira (23) até sexta (29), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá registrou a morte de 110 mamíferos aquáticos como o boto vermelho e o tucuxi, que viviam no lago.
Até o momento, as causas não foram confirmadas, mas há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região.
O ICMBio disse que já mobilizou para a região equipes de veterinários e servidores do seu Centro de Mamíferos Aquáticos e da Divisão de Emergência Ambiental, além de instituições parceiras para apurar as causas dessas mortes.

“Protocolos sanitários foram adotados para a destinação das carcaças. O ICMBio segue reforçando as ações para identificar as causas e, com isso, adotar medidas para proteger as espécies”, informou o ICMBio.
Diante do cenário, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá lançou um alerta à população que mora nas proximidades do Lago Tefé para evitar o contato com as águas do lago e o uso recreativo.
Segundo o Mamirauá, em alguns pontos do lago a temperatura está ultrapassando a marca dos 39°.
Boletim da estiagem
Até as 14h desta sexta-feira (6), havia 42 municípios em situação de emergência, 18 cidades de alerta, 0 em atenção e 2 em normalidade.
Houve alteração no número de municípios em atenção, com a saída de Canutama para situação de alerta. Silves e Santa Isabel do Rio Negro, que estavam em situação de alerta no boletim anterior, decretaram situação de emergência.
Segundo o boletim, o Amazonas tem 273 mil pessoas afetadas até o momento, configurando 68 mil famílias. No último boletim, eram 266 mil pessoas afetadas. Houve aumento também no número de famílias afetadas, subindo de 66 mil para 68 mil.