O Amazonas está na Série B do Brasileiro 2024. A equipe amazonense de apenas quatro anos, que na temporada passada subiu da Série D, garantiu o acesso neste sábado (7) à tarde ao vencer o Botafogo-PB por 2 a 0, na Arena da Amazônia. A equipe também está classificada para a final da terceira divisão. Os gols da partida foram marcados por Diego Torres, de pênalti, e Rafael Tavares.
O primeiro tempo começou equilibrado. No embalo da torcida, que lotava a Arena da Amazônia, o Amazonas foi para cima, mas sem grandes chances. Até que aos 11 minutos, em cobrança de falta, o árbitro marcou pênalti, com a ajuda do VAR. Diego Torres cobrou bem a penalidade e abriu o placar aos 18 minutos. E não deu nem tempo de o Botafogo-PB respirar. Logo depois, aos 22, em jogada individual de Igor Bolt pela direita, Tavares recebe livre na área e ampliou.
Com a vitória, o Amazonas chegou aos 12 pontos no grupo C e garantiu o primeiro lugar do grupo C. Com isso, enfrentará o Brusque, em dois jogos, na final da competição nos dois próximos fins de semana. Já o Botafogo, que não tinha chances, apenas cumpriu tabela.
Fundado em 2019, o Amazonas está vivenciando uma ascensão meteórica no cenário nacional. No seu primeiro ano como clube profissional, a Onça Pintada conquistou a segunda divisão do Campeonato Amazonense, garantindo assim o acesso à Série A local.
Em 2021, os auri negros asseguraram sua participação na Série D de 2022, marcando sua estreia em competições nacionais e conquistando o acesso à Série C. Neste ano, em sua estreia na Série C, o clube repetiu o feito, garantindo o acesso à segunda divisão nacional.
Além de garantir o acesso inédito à Série B, o Amazonas põe fim a um jejum de 17 anos para o seu estado. Desde 2006, quando o São Raimundo participou da Série B e foi rebaixado, o estado do Amazonas não tinha um clube nas duas principais divisões do país.
Agora, a Onça Pintada terá a chance de representar o estado na segunda divisão nacional após quase duas décadas. Além disso, buscará repetir o sucesso dos últimos dois anos, quando conquistou o acesso em suas estreias nas competições.


