Portal Você Online

Comando militar embarca 18 toneladas de alimentos para comunidades isoladas pela seca no Amazonas

As principais bacias hidrográficas do Amazonas ultrapassaram marcas históricas esta semana pela estiagem. Cerca de 60 municípios do estado decretaram situação de emergência devido a seca dos rios, principais meios de transporte fluvial, que se tornaram estradas de terra e areia. Para chegar a comunidades isoladas, o Comando Conjunto das Forças Armadas, responsável pela logística da Operação Estiagem 2023, iniciou ontem (20) uma ponte aérea para levar alimentos e insumos para os habitantes dessas regiões.

A partir da Base Aérea de Manaus partiu o primeiro avião cargueiro KC 390 Millennium, o maior da Força Aérea Brasileira (FAB), com 18 toneladas água potável e produtos necessários para o abastecimentos das populações mais atingidas pela estiagem.

A Operação Estiagem 2023 foi lançada em setembro pelo Governo do Amazonas, tem apoio do Ministério da Defesa e é executada pelo Comando Militar da Amazônia, que tem empregado navios da Marinha da Base Naval da Flotilha do Rio Negro e aviões e helicópteros da FAB.

Diante do agravamento da situação, o governo federal autorizou o emprego temporário em ações de apoio das Forças Armadas, por intermédio do Comando Conjunto AMANACI.

A ação foi acompanhada pelo Comandante Conjunto nomeado pelo CMA, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, além do Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Brigadeiro David.

Segundo o general Leite, as 18 toneladas de alimentos seguirão para as demais comunidades que estão isoladas por conta da estiagem.

“Estamos com um helicóptero em Tabatinga para realizar a distribuição desses alimentos, pois não há outros meios de se chegar em certas localidades. Seguimos com a distribuição conforme o governo do Amazonas nos solicitou. As demandas são inúmeras, mas estamos atuando com os meios que temos para reiterar essa integração com as comunidades que se encontram em dificuldades”, reforçou o General.

O CMA não mede esforços para atender a população amazonida. Essa é uma das diversas atuações do Exército na região amazônica que além de manter a soberania nacional, sempre se faz presente na integração de solucionar os momentos críticos no qual a sociedade venha a passar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *