
O prefeito de Manaus, David Almeida, mandou retirar a pintura vermelha da ciclovia no calçadão da Praia da Ponta Negra, após reclamações sobre a tinta que encobria as tradicionais pedras portuguesas do calçamento no local. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informa que “prefeitura reforça o compromisso com a opinião pública e a soberania do povo”.
A prefeitura fará a remoção e limpeza de toda a extensão de pedras que recebeu a pintura e, para dar continuidade ao projeto, irá implantar novas pedras portuguesas na cor vermelha opaca.
“Mediante debate público acerca da pintura das pedras portuguesas, em etapa final da obra, a pasta considera relevante os pontos levantados pela sociedade civil e organizada e defere uma readequação do projeto inicial”, diz a nota.
Ainda segundo a nota, “o projeto de construção de 3,6 km da ciclovia na Avenida Coronel Teixeira segue os parâmetros definidos de forma prévia em conjunto com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM)”.
O Município afirma ainda que o “corpo técnico da Seminf acompanha a execução da obra desde seu início, para garantir a viabilidade do projeto e a conclusão dentro do prazo estimado”.
Neste fim de semana, a pintura da ciclovia foi alvo dos manauaras nas redes sociais. O presidente do Conselho Arquitetura e Urbanismo do Amazonas, Jean Faria dos Santos, se disse contrário a descaracterização das pedras portuguesas e recebeu muitos comentários favoráveis.
Mas depois da decisão do prefeito ele agradeceu a rápida resposta. “Estamos felizes em informar que o prefeito David Almeida prontamente atendeu às necessidades da sociedade, determinando a remoção da pintura das pedra portuguesa do calçadão”, publicou nota em nome do Conselho e entidades de arquitetos do Amazonas