Portal Você Online

Avião com brasileiros vindos da Cisjordânia pousa em Brasília

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou trazendo brasileiros da Cisjordânia, no lado palestino do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas, pousou na Base Aérea de Brasília na manhã desta quinta-feira (2), às 6h36, trazendo mais 26 cidadãos de volta ao Brasil.

A primeira parada em solo brasileiro da Operação Voltando em Paz foi no Recife (PE), onde seis passageiros desembarcaram (destes, três foram para Fortaleza).

A aeronave do modelo VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, decolou de Amã, capital da Jordânia, na tarde dessa quarta-feira (1º). Dos 32 passageiros, 30 são brasileiros, uma jordaniana e um palestino (cônjuges de brasileiros). Seis são idosos, 11 crianças e dois cadeirantes. Não há animais de estimação.

Os passageiros que desembarcam em Brasília também vão para outras cidades brasileiras: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois) e Porto Alegre (um). Um fica na capital federal.

Já saíram 10 voos do Brasil para Operação Voltando em Paz. Este é o nono voo que traz repatriados na zona de conflito. O VC2 que pousou em Brasília é o avião que saiu no dia 12/10 e foi pro Egito para resgatar repatriados de Gaza. Porém, esse grupo ainda não foi liberado. A aeronave, então, traz os repatriados da Cisjordânia. Ao todo, já retornaram ao Brasil 1.445 passageiros e 53 pets.

Um novo VC2 saiu do Brasil na segunda-feira (30/10) levando quase duas toneladas de alimentos para Gaza. Esse avião está no Egito esperando a liberação por Israel dos brasileiros que estão em Gaza.

Logística

Segundo o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação diplomática do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, três veículos alugados pela diplomacia brasileira conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó.

Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, partiram para o cruzamento da fronteira com a Jordânia. Na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro para direcionar a caravana até Amã, capital da Jordânia. Um deslocamento de pouco mais de uma hora.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *