Portal Você Online

5G: apenas Manaus atualizou ‘Lei das Antenas’ para facilitar acesso a tecnologia

Apenas um dos 62 municípios do Amazonas atualizou a ‘Lei das Antenas’ com base na legislação federal, modificada através da Lei 13.116 de 20 de abril de 2015: Manaus.

Isso dificulta a chegada do sinal 5G de telefonia para a população, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que ressalta que atualmente, menos de 54% da população do Estado tem acesso à cobertura 5G.

No primeiro dia da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que ocorre em Brasília um dos temas tratados foi: ‘Desafios da implantação do 5G na Amazônia’.

Na ocasião foi evidenciado que em todos os Estados da Amazônia Legal, apenas as capitais atualizaram a legislação local.

Em junho deste ano, a Anatel informou que 20 cidades do Amazonas estavam preparadas para internet 5G – que já poderiam solicitar o licenciamento e ativação de estações do sinal.

A Anatel liberou o sinal no mês de fevereiro deste ano. Com a liberação, operadoras poderão solicitar o licenciamento e ativações de estações do sinal. Em Manaus, a ativação do 5G aconteceu em outubro de 2022.

O sinal 5G pode ser ativado em diferentes faixas de frequências para as quais as operadoras possuam autorização concedida pela Anatel.

Apesar disso, a principal frequência para a implantação do 5G é a de 3,5 GHz, principal objeto do chamado Leilão do 5G, realizado pela agência em 2021.

 Veja a lista:

  1. Manaus
  2. Autazes
  3. Careiro
  4. Careiro da Várzea
  5. Iranduba
  6. Itacoatiara
  7. Itapiranga
  8. Manacapuru
  9. Manaquiri
  10. Novo Airão
  11. Presidente Figueiredo
  12. Rio Preto da Eva
  13. Silves
  14. Parintins
  15. Anamã
  16. Boa Vista do Ramos
  17. Caapiranga
  18. São Sebastião do Uatumã
  19. Urucará
  20. Urucurituba

Outros cinco municípios do Amazonas poderão receber o sinal 5G em breve. São eles: Barcelos, Nhamundá, Beruri, Codajás e Anori.

A liberação de cada município pode ser acompanhada pelo site da Anatel.

Cronograma

A Anatel explicou que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Segundo a agência, há um cronograma de atendimento e instalação nas cidades com mais de 500 mil habitantes, até junho de 2025.

A instalação do 5G nas cidades também depende do planejamento individual de cada operadora.

Com relação à efetiva utilização da faixa de 3,5 GHz, somente Manaus já possui estações licenciadas. As prestadoras Vivo, Claro e Tim atendem a capital.

Previsão

Inicialmente, a previsão para as cidades era entre 2025 e 2026. No entanto, de acordo com as regras do Edital do 5G da Anatel, o início do uso poderá ser antecipado, caso as condições necessárias sejam atendidas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *