
A forte chuva que atingiu Manaus, neste sábado (25) provocou um rastro de destruição na cidade com queda de postes, ,outdoor, derrubou portões e destelhou casas, deixando algumas regiões da capital amazonense sem luz, água e telefone. Uma árvore caiu na Ponta Negra, em frente da administração da praia, onde funciona um escritório do Instituto Municipal de Planejamento (Implurb). Não houve vítimas. Na mesma região, na Marina do David, usuários do local registraram a queda de granizo – veja vídeo abaixo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta em vigor de “perigo potencial” para chuvas intensas iniciando neste sábado, às 9h54, e finalizando no domingo (26), às 12h, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A temperatura caiu um pouco e a máxima de 26ºC de hoje tem sido a mínima registrada durante toda a semana passada que registrou sensação térmica de mais de 40º durante os dias.
A queda de árvores no calçadão da Praia da Ponta Negra danificou dois bancos, um mastro da bandeira e um poste de iluminação pública.
Pessoal da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Bombeiros, que tem uma base naquela área, fizeram a poda para retirar a árvore, que tinha em torno de 12 metros de altura.
A Defesa Civil do município orienta para que em caso de rajadas de vento não procurar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. O órgão também alerta para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros (193).