
Um dos maiores eventos folclóricos do Amazonas, a 23ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru é uma opção do manauara neste fim de semana na cidade vizinha de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, a 84 km de distância por carro da capital. O evento vai até o próximo domingo (1º), no Parque do Ingá, conhecido como “Cirandódromo”.
Entre as atrações que disputarão o título do festival estão as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional. Neste sábado (31), o Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Flor Matizada apresenta a fábula “Hecatombe”, que mostra uma diversidade cultural e ressalta a beleza da fauna e flora da região amazônica. A Ciranda busca o quinto título do festival.
Encerrando o festival, no domingo (1º), o Grêmio Recreativo Guerreiros Mura apresenta o tema ‘Tabaturuna’, levando ao conhecimento do público as principais lendas, contos e mitos que rodeiam a tribo dos índios Mura, além do espiritualismo, rituais e a força da etnia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manacapuru e do Governo do Amazonas.
Os itens individuais que concorrem a notas são: Cantador de Cirandadas, Apresentador, Porta-Cores, Cirandeira Bela e Princesa Cirandeira. Enquanto os coletivos são: Cordão de Cirandeiros, Cordão de Entrada, Tocada ou Tocata da Ciranda, Alegorias, Fantasias de Destaques, Cirandada (letra e música), Harmonia Geral, Criatividade e Originalidade e o Tema e Desenvolvimento. As apresentações duram em torno de 2h a 2h 30 e a soma das notas atribuídas a cada um desses itens determina o vencedor do festival.


