Portal Você Online

Venezuelanos votam em referendo para anexar parte da Guiana

A Venezuela abriu neste domingo (3) 15.857 centros de votação onde os cidadãos poderão comparecer para participar no referendo não vinculativo sobre a disputa com a Guiana por um território de quase 160 mil quilômetros quadrados, localizado a oeste do rio Essequibo e conhecido por suas riquezas em ouro, diamantes e petróleo.

Um dos primeiros a participar foi o presidente Nicolás Maduro, que poucos minutos depois das 6h (hora local, 7h de Brasília) votou em um centro localizado dentro da instalação militar Fuerte Tiuna, em Caracas, segundo imagens divulgadas pela emissora estatal “VTV”.

A disputa pela região dura mais de um século e é controlada pela Guiana desde 1966. São cerca de 160 mil km2 e 125 mil pessoas vivem na região. O território equivale a cerca de 70% da área da Guiana. 

A área despertar interesse por ser rica em recursos naturais, como ouro e petróleo. Na sexta, a Corte Internacional de Justiça disse que a Venezuela não deve fazer nem uma ação para anexar a região. A Guiana considera que o referendo é uma “violação das leis internacionais”.

Neste domingo (3), em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Lula disse que espera “bom senso” da Venezuela e da Guiana na disputa. Lula ainda disse que tudo que a América do Sul não precisa é de conflitos. O governo brasileiro reforçou as tropas na fronteira com os dois países. 

O referendo será composto por cinco perguntas que englobam desde a rejeição ao laudo de 1899 que fixou a fronteira do país com a Guiana, até a criação de uma província venezuelana chamada “Guiana Essequiba”, concedendo nacionalidade venezuelana aos seus habitantes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *