
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promovem nesta segunda-feira (11), o Dia “D” de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A concentração para o início da carreata, a partir de 8h, é no Complexo de Saúde Oeste, no bairro Da Paz, que irá percorrer os bairros da Redenção, Alvorada, Compensa e finalizando no bairro Lírio do Vale.
A campanha inclui a realização de carreata seguida de ação expositiva de educação em saúde sobre prevenção a arboviroses.
A carreata encerra no Centro Educacional Municipal Infantil Prof. Diedres Gama Machado, no bairro Lírio do Vale, com a realização de ações de prevenção e cuidados contra o mosquito, como forma de preparar e alertar a população sobre a importância do controle do Aedes aegypti nesta época do ano, quando inicia a época de chuvas e, com isso, o período de sazonal de arboviroses.
Casos
Dados do Sinan_On-line, do Ministério da Saúde, mostram que, de janeiro a 24 de novembro deste ano, o município de Manaus registrou 2.490 casos notificados de dengue, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já em relação aos casos confirmados, Manaus registrou este ano 549 casos, em uma redução de 50,1%, em relação ao mesmo período de 2022.
Além de casos de dengue, Manaus registrou este ano 58 casos notificados de zika, em uma redução de 49,6% em comparação com o ano passado.
Foram confirmados 23 casos de zika, com redução de 60,3% em relação aos casos confirmados em 2022. O município registrou ainda 143 casos notificados de chikungunya, com aumento de 6,7%, em relação ao ano passado.
Em relação aos casos confirmados, o município apresentou 38 casos, com redução de 11,6%.