
A onda de calor que atinge principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste deve durar até o próximo domingo (17). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que algumas cidades registrem temperaturas próximas aos 42ºC, um potencial novo recorde para dezembro.
O Inmet emitiu um alerta de “perigo” para 15 estados e o Distrito Federal por causa das temperaturas elevadas entre quinta-feira (14) e domingo. Só é caracterizado como onda de calor quando há alta nos termômetros por um período de três a cinco dias.
O calor deve aumentar em decorrência de uma massa de ar quente que tem ganhado força nos últimos dias e se aproxima da área centro-sul do Brasil.
Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Bahia devem superar os 40ºC a partir desta sexta-feira (15). No entanto, as tardes devem ficar mais quentes ao longo do fim de semana.
Neste ano, o Brasil registrou oito ondas de calor até novembro e é esperado que dezembro também registre temperaturas acima do habitual, o mês que marca o fim da primavera e o início do verão, que começa em 22 de dezembro.


