O Estrela do Norte/Manaus Futsal está confirmado como representante do Amazonas na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Adulto Masculino, competição inédita que dá largada no calendário nacional da modalidade a partir de 2024.
O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), em Foz do Iguaçu (PR), com a presença dos representantes dos 20 clubes participantes e das federações.
Segundo o presidente de honra do Estrela do Norte, Cleudinei Lopes, a participação do clube é resultado da conquista do título da Taça Brasil de Futsal da Primeira Divisão de 2023 e também da manutenção da parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito David Almeida, que este ano abraçou o projeto da equipe que tem base na Zona Leste da capital amazonense.
“Gratidão ao prefeito David Almeida pelo apoio e suporte da prefeitura e também aos demais patrocinadores que estão conosco desde o início da caminhada. Jogar um campeonato tão importante é motivo de orgulho, mas também de muita responsabilidade”, disse o dirigente do Estrela do Norte.
Longa duração
De acordo com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFs), a competição será realizada no período de maio a novembro de 2024. Os 20 clubes participantes são os seguintes: Estrela do Norte-AM, Remo-PA, Sampaio Corrêa-MA, Fortaleza-CE, Ceará-CE, Sport-PE, Náutico-PE, CRB-AL, América de Natal-RN e Apodi-RN, Costa Rica-MS, Sapezal-MT, Sorriso-MT, Yeesco-RS, Passo Fundo-RS, Chopinzinho-PR, Concórdia-SC, América Mineiro-MG, Cruzeiro-MG e Vasco da Gama-RJ.
O Campeonato Brasileiro de Futsal começará em 2024 com 20 times e já prevê ampliação — os times da edição inicial foram escolhidos pela entidade levando em consideração critérios como estrutura, ginásio, orçamento e visibilidade. O número de participantes aumentará para 24 em 2025, e a competição contará com acesso e descenso a partir de 2026.
O Brasileiro terá fase de grupos e mata-mata. Serão dois grupos de dez times e jogos de todos contra todos dentro do grupo. Oito equipes de cada chave avançam ao mata-mata, que terá jogos de ida e volta nas oitavas, quartas, semifinais e final.
No mapa do esporte
Presente na solenidade de anúncio dos 20 clubes participantes do Brasileirão de Futsal em Foz do Iguaçu, o presidente da FAFs, Marcelo Galvão, falou sobre a importância de ter um representante do Amazonas na competição nacional.
“A presença do Estrela do Norte no Brasileiro é uma vitória para o clube e também para a federação, pois mostramos a nossa força e nosso poder de organização para receber jogos de altíssimo nível. Essa é uma conquista para o salonismo amazonense”, destacou o dirigente da federação local.