
O delegado de Polícia Federal aposentado Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes deixou o cargo de titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) para assumir o cargo de secretário-geral de Inteligência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
A publicação de nomeação de Alberto Neto para assumir interinamente a Semseg foi publicada na noite de quarta-feira (20) na edição 5.729 do Diário Oficial do Município (DOM).
No mesmo documento consta a exoneração de Fontes, um dos primeiros nomes anunciados para compor o alto escalão da gestão municipal de David Almeida, em 2021.
Alberto Neto integra o quadro de servidores da Semseg desde agosto de 2022, quando foi convidado por Fontes para ser subsecretário. Bacharel em Direito, Alberto Neto possui MBA em Segurança Pública, pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e em Direito Civil.
A Secretaria-Geral de Inteligência é nova na estrutura do Tribunal de Contas. Foi criada pela atual presidente, conselheira Yara Lins.
Em Projeto de Lei encaminhado à ALE-AM neste mês de dezembro, Yara detalha que o cargo de secretário-geral de Inteligência é vinculado diretamente à presidência do tribunal e terá as seguintes atribuições: coordenar e controlar as atividades de inteligência e de contrainteligência necessárias para o
desempenho da coleta de dados, informações, pesquisas, análise e demais atividades imprescindíveis para subsidiar as ações e tomada de decisões da Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas”.