Portal Você Online

Réveillon: milhares de pessoas comemoram virada do ano nos parques e na praia em Manaus

Este ano o que não faltou para os manauaras foi onde escolher passar a virada de ano. A prefeitura da cidade e o governo do estado promoveram festas de Réveillon em vários pontos da capital amazonense com atrações artísticas, queima de fogos e show de drones, que desejaram um Feliz 2024, na Praia da Ponta Negra, cartão postal e tradicional evento de Manaus.

A novidade este ano foi o Réveillon realizado no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, outro cartão postal da cidade, que levou uma multidão estimada em 10 mil pessoas pelos organizadores da festa. E outro no Parque Amazonino Mendes, nos limites das zonas Norte e Leste, que fez parte de programação do “Maior Réveillon de Todos” organizado pela Prefeitura de Manaus, que também colocou a Orla do Amarelinho, no Educandos, na zona Sul, no calendário de eventos de fim de ano da cidade.

As grandes atrações musicais atraíram o público com Dorgival Dantas, Joelma e Kevin o Cris, na Praia da Ponta Negra, que este ano teve fogos silenciosos.

“A gente investe em todos os setores da cidade de Manaus e a cultura é um dos setores que nós temos investido. Até porque nós sofremos muito com a pandemia e nós viramos a chave, resgatamos a autoestima da população, da nossa cidade. Manaus merece grandes eventos, merece grandes espetáculos, e é o que nós estamos fazendo e entregando para a população”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, que prestigiou a festa.

O público presente também estava no clima de Réveillon. “Primeira vez que eu estou aqui no Réveillon de Manaus. Estou achando muito legal, pois vou ver a rainha (Joelma). É uma diversão muito legal”, disse Renato Teixeira, auxiliar de cozinha.

Joice Santos também era outra fã dos artistas escalados para a festa e estava desde cedo guardando lugar próximo do palco para ver Joelma, mas, antes, curtir Dorgival Dantas.

“A expectativa para o show da Joelma é imensa. Não é à toa que a gente está aqui desde as 4h e para o próximo ano eu espero muita saúde, muita paz. Que o ano de 2024 venha a ser um ano de realizações, de metas”, desejou a auxiliar de produção.

Dorgival Dantas foi a primeira atração nacional a subir no palco e também a última de 2023, antes da virada. Após sua apresentação o prefeito comandou a contagem regressiva para a chegada de 2024 e iniciar a tradicional queima de fogos de Manaus.

Os drones formaram imagens que desejaram Paz, Feliz Ano-Novo e trouxeram figuras que representam a nossa terra, como o boto e a ponte Rio Negro.

Joelma, com o show mais esperado, realizou a primeira apresentação de 2024. A artista disse que foi incrível passar a virada de ano com os manauaras, que sempre a recebem muito bem.

“É incrível passar essa virada aqui com vocês. Eu ‘tô’ muito, muito feliz e muito grata a Deus e a todos. Eu ando por aqui há anos. Eu sempre sou recebida assim com muito amor e carinho. Isso não tem preço”, disse a artista, desejando muita alegria e coisas especiais para o povo de Manaus.

O funkeiro carioca Kevin o Cris fechou as apresentações de artistas nacionais do Réveillon. “Estivemos no Sou Manaus, hoje no Maior Réveillon de Todos os Tempos. ‘Tô’ muito feliz de estar presente levando o funk que é o ritmo que contagia onde quer que a gente ande nesse Brasilzão”.

O esquema de segurança coordenado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) funcionou e não foram registradas ocorrências. Cerca de 2 mil profissionais atuaram no evento de forma direta.

Parque Amazonino Mendes

A programação do novo point das zonas Norte e Leste da cidade, o Parque Amazonino Mendes agitou o Réveillon dos moradores da região com shows de artistas nacionais e locais.

A noite começou com as apresentações do DJ Hayden, Vanessa Auzier, Mikael, Tome Xote, Jessica Lima, Uendel Pinheiro, além de JM Puxado, DJ Arana e Eduardo Costa.

“Preparamos a festa com muito carinho, para que toda a população das zonas Norte e Leste pudesse aproveitar a passagem de ano aqui no parque Amazonino Mendes. Dessa vez, descentralizamos, levando programação para outros pontos como Ponta Negra e Orla do Amarelinho, em Educandos, para facilitar a logística para todo mundo. Manaus merece”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, que calculou o público presente em 100 mil pessoas.

O evento teve monitoramento em tempo real, utilizando tecnologia de alta resolução para cobrir todo o local. “Essa medida visa garantir a ordem e a fluidez do evento, reforçando o compromisso com o conforto do público. Todas as secretarias vão dialogar melhor entre si, por conta dessa matriz de responsabilidades”, afirmou.

Queima de fogos

A queima de fogos de baixo ruído foi usada na passagem de ano. A Manauscult, adotou o uso de fogos sem estampido, para evitar a poluição sonora e ambiental e proteger idosos, crianças e pessoas com deficiência sensíveis ao barulho dos fogos.

O show pirotécnico, teve duração de 10 minutos. “Eu só tenho a agradecer à prefeitura, porque lembrou da zona Norte e da zona Leste. Sempre somos esquecidos. Mas a festa ‘tá’ linda! A gente ‘tá’ muito feliz! Muita saúde para todos nós”, complementou.

Área para PcDs

O evento contou ainda com uma área para Pessoas com Deficiências (PcDs). A área ficou localizada no tablado com rampas de acesso na área interna do Front Stage, para dar mais segurança. A iniciativa teve apoio daqueles que puderam usufruir do espaço sem qualquer tipo de restrição.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *