
O governador do Amazonas, Wilson Lima, entrega na manhã desta quarta-feira (3), no Porto de Manaus, a Base Arpão 2, e outras duas outras embarcações que serão utilizadas contra o tráfico de drogas e crimes ambientais nos rios do estado. Além das embarcações o governo estadual também entregará veículos e equipamentos para as forças se segurança.
A base fluvial é a segunda construída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). No primeiro semestre do ano passado foram concluídas as obras de reforma e adequação da embarcação Puxirum II, que abriga a estrutura da Base Arpão II, que ficará a disposição a partir de hoje da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Com investimento de R$ 5,7 milhões, os serviços envolveram a reforma e adequação da estrutura do barco, para melhoria das instalações, tais como alojamentos, administração, sala de armas, cozinha e refeitório, canil, banheiros masculino e feminino e sala de máquinas, dentre outros.
Ao todo, a base fluvial mede 98 metros de comprimento, 8,50 metros de boca, 2,40 metros de pontal e 2,04 metros de calado.
A base irá funcionar como uma delegacia flutuante e autopropulsionada nas proximidades de Manaus, na calha do Rio Negro, terá capacidade para receber 60 policiais das forças de Segurança, que atuarão de forma integrada, reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Força Nacional.
A base fluvial é a segunda entregue na gestão do governador. A primeira entrou em operação desde agosto de 2020 e faz o patrulhamento do Rio Solimões, baseada no município de Coari, a 650 km de Manaus.
A Base Arpão II também será coordenada pela SSP-AM, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), fazendo parte das ações da operação Hórus, no Amazonas.


