Portal Você Online

Deputado amazonense tenta dar carteirada durante operação policial em Manaus

O Deputado Federal Amom Mandel Lins Filho (Cidadania) foi enquadrado por abuso de autoridade e conduzido, na noite desta quinta-feira (4), ao 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na na zona Leste de Manaus, após tentar dar “carteirada” numa guarnição da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), durante ‘Operação Impacto’, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Segundo informações dos policiais militares, Mandel não gostou de ser abordado pela Rocam e tentou coagir guarnição usando o tradicional “sabe com quem está falando” em tom de ameaça e constrangimento. A prática caracterizada como crime de abuso de autoridade, conforme Lei 13.869/19. A pena prevista para a “carteirada” é de detenção de 1 a 4 anos e multa.

Incorrerá na mesma pena quem se valer de carteira de identidade funcional, uniforme, insígnia, distintivo ou outro meio de identificação para humilhar, aviltar, achincalhar, depreciar ou ofender agente público ou privado no exercício legítimo de suas atribuições.

Por se tratar de um caso atípico é inédito durante a operação, o caso de Amom Mandel tramitou do 14° DIP para a Secretaria de Segurança Pública onde acontecerão as diligências e apuração do caso.

Operação Impacto

A operação tem como objetivo ampliar a redução dos índices de criminalidade em Manaus. A ação contou com efetivos de todos os órgãos do Sistema de Segurança e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

A Operação Impacto é realizada de forma continuada e vai abranger todas as zonas de Manaus, conforme estudos realizados pela SSP-AM, e tem tem como foco o combate ao tráfico, roubo, cumprimento de mandados, dentre outros crimes.

Tecnologia

A área da operação ganhou reforço na segurança a partir do apoio das câmeras do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’. O equipamento auxilia na identificação de veículos com algum tipo de ocorrência, além de otimizar o trabalho das forças de segurança.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *