/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/c/U/DlOrRtS7itwAkkfm4aow/paris-2024-jogos-olimpicos-olimpiadas.png)
O Comitê Olímpico Internacional divulgou o guia com as regras para os atletas compartilharem os Jogos Olímpicos e suas experiências em Paris 2024 em suas próprias redes sociais. Respeitando, claro, os direitos dos detentores de direitos de mídia. Entenda as regras:
Entre as decisões, os atletas estão livres para postar fotos e gravações de áudio e vídeo, que tenham duração de até dois minutos. Estão vetadas as criações de conteúdo ao vivo, formato live, ou qualquer conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). Todas as postagens devem ser feitas respeitando valores olímpicos, a privacidade dos demais e sem conter nada discriminatório ou obsceno.
A liberação de publicação inclui as Cerimônias de Abertura e Encerramento, também celebrações no Parque dos Campeões, Vila Olímpica, locais de treino e competição. Porém, segundo o manual do COI, nos locais de competição as postagens deverão acontecer em até uma hora antes do início da prova ou depois do atleta ter terminado o atendimento à imprensa e o controle antidoping.
O atleta que quiser compartilhar publicações da Vila Olímpica precisa garantir com as outras pessoas se tem o consentimento para a publicação. O Comitê Olímpico Internacional alerta que zonas médicas são excluídas de qualquer publicação, considerada área restrita.
As fotos permitidas são as tiradas pelos próprios celulares, não podendo conter nenhum conteúdo comercial. Os atletas podem agradecer aos patrocinadores sem inclusão de vídeo ou promoção de produtos e serviços. Também é proibido para esse tipo de publicação os locais de competições, cerimônias de entrega de medalha ou sessões de treinos de outros atletas.
O COI já possui um serviço de proteção contra o cyberbullying, que relatará em tempo real qualquer conteúdo ofensivo direcionado aos atletas nas redes sociais. Também existirá uma área de apoio a saúde mental na Vila Olímpica, onde equipes darão apoio e conselhos aos atletas que forem vítimas dessa prática do cyberbullying.