
O Partido Novo anunciou a pré-candidatura de Deltan Dallagnol à Prefeitura de Curitiba por meio de uma notificação extrajudicial para que um instituto de pesquisa possa incluir o ex-promotor e coordenador da Operação Lava Jato num levantamento para intenção de votos
Na nota enviada ao instituto, o diretório do Novo de Curitiba afirma que está formalizando a pré-candidatura de Deltan, e que portanto o nome dele deveria ser incluído junto com os dos demais pré-candidatos para que os eleitores digam se pretendem votar nele.
Deltan se elegeu com mais de 300 mil votos para deputado federal em 2022, no entanto acabou perdendo o mandato logo depois de tomar posse. O Tribunal Superior Eleitoral chegou à conclusão de que Deltan se desincompatibilizou da Procuradoria da República muitos meses antes do prazo legal para evitar ficar inelegível.
O procurador era alvo de várias denúncias, e caso uma delas gerasse um procedimento administrativo, ele não poderia mais concorrer a deputado pela Lei da Ficha Limpa.
A ideia de Deltan, nessa hipótese, parece ser a de lançar a esposa, Fernanda, para a Prefeitura. Ela também se filiou ao Novo e está fazendo um curso para candidatos no RenovaBR.