Portal Você Online

Lula lança modelo de industrialização que já deu errado

Nova política de industrialização brasileira terá investimento de R$ 300  bilhões até 2026 - Notícias - R7 Brasília

O presidente Lula reforçou, nesta segunda-feira (22), durante o lançamento do programa “Nova Indústria Brasil”, a importância de o país constituir uma política industrial “inovadora”, por meio de um programa que já não deu certo no passado onde o Estado é a mola propulsora da economia.

Para o petista, o país precisa “superar, de uma vez por todas, o fato de nunca ser definitivamente grande e desenvolvido”.

“Estamos sempre na beira, mas nunca chegamos lá”, apontou Lula após o terceiro mandato à frente da Presidência da República e 14 anos de governos do PT.

Na avaliação do economista e coordenador de Economia Aplicada da Fundação Getúlio Vagas IBRE e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Armando Castelar, o grande ponto a ser explicado pelo governo federal é como um modelo já testado no passado, sem sucesso, terá agora um efeito diferente.

“Para uma política que parece tanto com as do passado, falta um mínimo de entendimento por que do que deu errado. Falta uma análise prévia de porque dessa vez vai ser diferente, por que a gente não vai dar com os burros na água de novo? É repetição de um modelo que a gente já sabe que não funcionou”, disse o economista em entrevista ao jornal O Globo.

Para o presidente, a única forma de garantir um crescimento econômico sustentável é a partir da reindustrialização com financiamento público. “É muito importante o Brasil voltar a ter uma política industrial inovadora, digitalizada, e que a gente possa vencer essa situação de o Brasil nunca ser um país industrializado”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *