Jannick Sinner tornou-se, ao final da manhã deste domingo (28), campeão da edição de 2024 do Open da Austrália, ao derrotar Daniil Medvedev, após virar o jogo após uma ‘maratona’ de quase quatro horas.
O tenista italiano perdeu os dois primeiros sets com parciais, por duplo 3-6. No entanto, recusou jogar a toalha e partiu para uma exibição ‘de gala’, tendo vencido os restantes três por 6-4, 6-4 e 6-3, o que lhe valeu o primeiro Grand Slam da carreira, aos 22 anos de idade.
O atleta natural de San Candido sucede, assim, na lista de vencedores deste torneio a Novak Djokovic, o mesmo que deixou para trás, a meio da semana, surpreendendo tudo e todos, para alcançar a tão desejada final, em Melbourne Park.
Até agora, o melhor que Jannick Sinner tinha conseguido fazer em grandes torneios do ténis mundial havia sido alcançar as meias-finais, em Wimbledon, no passado ano de 2023, quando foi eliminado, precisamente, por Novak Djokovic.
O jogo
Medvedev demonstrou muita agressividade e domínio nos dois primeiros sets, abriu 6/3 5/1 diante de um rival que não sacava como vinha fazendo ao longo de todo o torneio. Eis que Sinner devolveu uma das quebras e, apesar de ter perdido a parcial, recuperou seu jogo.
Conseguiu equilibrar a terceira parcial, ficou junto do russo, Medvedev teve uma janela no 4 a 4, não conseguiu quebrar, e a seguir o italiano aproveitou a oportunidade, fechou o terceiro set e levou para o quarto.
A seguir era visível que Medvedev perdia energia, também pudera, foram três jogos de cinco sets no torneio, antes da final. Mas foi se mantendo até o décimo game quando Sinner conseguiu nova quebra em game apertado salvando game-point, para vencer por 6/4.
No quinto, o italiano foi dominante, pressionou e quebrou para abrir 5 a 2. Ele não titubeou no saque para definir a vitória e ir para a arquibancada dar um abraço firme em seu staff.


