Portal Você Online

Racismo:Lula diz a jovem negra que “afrodescendente gosta de batuque”

O presidente Lula (PT) deu uma declaração polêmica ontem durante visita a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ele disse para uma jovem negra sentada na plateia do evento que “afrodescendente gosta do batuque de um tambor”, achando que ela fosse uma cantora. Mas na realidade a adolescente era funcionária da empresa e ganhou um prêmio na Alemanha pelo seu desempenho profissional.

O petista disse que pensou que a mulher fosse uma cantora, uma percussionista, ou namorada de alguém que estava no evento. 

“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: ‘O que é que faz essa moça sentada? O que é que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falar o nome dela?’. Eu falei: ‘Ela é cantora. Ela vai cantar’. Aí perguntei: ‘Não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’. Também não éEu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é que é essa moça? Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz desta empresa e ganhou um prêmio na Alemanha.”

Em seu discurso, Lula também foi inconveniente ao levantar a possibilidade hipotética de um relacionamento com a jovem. “Eu, se eu pudesse, eu perguntava: quer namorar comigo? Não, ela não quer. Ela não quer porque tem coisa melhor no mercado e eu também não quero, porque eu tenho a Janja. E a Janja vai ficar brava com você.”

A funcionária da Volkswagen é Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, operadora especialista da empresa. Em 2023, ela ganhou um prêmio de melhor aluna aprendiz da montadora.

A declaração do presidente repercutiu nas redes sociais. O termo “racismo” aparece entre os assuntos mais comentados no X na manhã deste sábado (3).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *