Portal Você Online

Vídeo:complexo militar do Hamas encontrado embaixo da ONU em Gaza

Encontrados túneis do Hamas sob agência da ONU

as Forças de Defesa de Israel divulgaram a descoberta de uma rede de túneis de 700 metros de comprimento parcialmente abaixo da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNWRA), na cidade de Gaza. Isso reforçaria a suspeita de uso da principal agência de ajuda humanitária local pelos terroristas do Hamas.

Segundo a FDI (Forças de Defesa de Israel), militantes do Hamas usavam o espaço como sala de abastecimento elétrico e centro de dados para inteligência e comunicação.

Teriam sido encontrados escritórios, armas, munições, uma câmara de servidores de computador e sala com pilhas de baterias industriais. Aparentemente, o local foi evacuado com o avanço das tropas israelenses.

O Exército israelense convidou jornalistas a visitarem o túnel. Segundo a Associated Press uma parte de fato passa debaixo do pátio da UNRWA. 

Dentro de um dos edifícios da entidade, haveria uma sala com computadores cujos fios eram conectados a uma parede de armários elétricos em outra sala subterrânea.

Segundo Israel, essa instalação servia como um centro de fornecimento para a infraestrutura dos túneis da região. Também teriam sido encontrados 2 veículos usados para atravessar a rede subterrânea do Hamas, além de rifles, munições, granadas e explosivos.

Israel diz ter encontrado túnel do Hamas abaixo da sede da agência da ONU  para refugiados palestinos; veja

A UNWRA divulgou um comunicado afirmando que desocupou a sede em questão no dia 12 de outubro, cinco dias após o início da guerra e que, portanto, não poderia confirmar ou comentar a descoberta.

Também destacou que não tem capacidade militar para realizar inspeções sob suas instalações e que sempre que uma cavidade era encontrada próximo ou sob a sede, a agência prontamente redigia cartas de protestos tanto para as autoridades de Gaza quanto de Israel.

Além disso, palestinos acusam Israel de disseminarem informações falsas sobre a UNRWA, que também gerencia escolas, clínicas de saúde e outros serviços.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *