Portal Você Online

Governo entrega rua de acesso ao Parque Encontro das Águas

A via beneficia o tráfego de veículos pesados na área e vai incentivar o turismo, pois dá acesso ao futuro Parque Encontro das Águas, obra em execução pela Prefeitura de Manaus.

A obra de recuperação asfáltica da Rua Desembargador Anísio Jobim, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital amazonense, foi entregue nesta segunda-feira (19) pelo governador Wilson Lima (União Brasil). A via será o principal acesso do Parque Encontro das Águas, obra em execução pela Prefeitura de Manaus.

A rua tem 1,7 quilômetro de extensão. A intervenção do governo do Estado realizada em cumprimento da emenda parlamentar de bancada do PT/PSB/PDT, de R$ 4,8 milhões, aprovada em 2021 para execução em 2022, mas as obras só foram iniciadas em 2023.

O autor da emenda parlamentar é o ex-deputado Serafim Corrêa (PSB), atual secretário da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Estamos entregando mais uma obra importante para essa área da cidade. Recentemente nós entregamos o trevo, na bola do Puraquequara, que faz parte do ‘Rapidão’”, disse o governandor na solenidade.

“Essa rua é importante do ponto de vista da atividade econômica e também para o turismo. E essa rua dá acesso a um dos pontos mais bonitos da cidade de Manaus, é o melhor ponto de observação em terra do Encontro das Águas. Vai ser um dos lugares mais visitados quando a obra da prefeitura for concluída”, afirmou Wilson Lima.

Avenida Desembargador Anísio Jobim foi asfaltada pelo governo do Amazonas (Foto: Secom)
Vista aérea da Avenida Desembargador Anísio Jobim, asfaltada pelo governo do Amazonas (Foto: Secom)

A rua é via principal para outras secundárias, onde estão portos de embarque e desembarque de contêineres. Em razão disso, o trânsito de carretas é intenso na área. É comum a presença desses veículos nos acostamentos, dos dois lados, à espera de autorização para acesso aos portos.

Em setembro do ano passado, no evento de lançamento da pedra fundamental do Parque Encontro das Águas, o prefeito David Almeida (Avante) disse que o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) busca uma solução para melhorar o tráfego no local e garantir acessibilidade segura aos turistas.

Na entrega da rua, recuperada, o governador disse que transitam pela via, aproximadamente, 130 carretas por dia, que transportam sobretudo cimento e soja.

Parque Encontro das Águas

O projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e contém um museu e um restaurante de 1,8 mil metros quadrados de área, que depois foi atualizado e ampliado, ganhando o conceito para parque urbano. Atualmente, a obra já está em desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, totalizando área de implantação de mais de 17,5 mil metros quadrados.

A obra, que tem prazo de execução de 12 meses, terá restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, mobiliários, amplo paisagismo, entre outros atrativos como quiosques, estacionamentos, acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs) e áreas ao ar livre com academia ao ar livre, playground e playpet.

Mais investimentos em Manaus

O Governo do Estado investe na infraestrutura da capital. Somente em convênios com o Município, são mais de R$ 820 milhões, desde 2021, para melhorias na mobilidade urbana, a exemplo do Passe Livre Estudantil e obras como o complexo viário prefeito José Fernandes, entre a avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres) e a rua Barão do Rio Branco, Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, e recuperação de vias urbanas em Manaus.

Além do Rapidão Rodoanel Metropolitano, que será o maior complexo viário de Manaus quando estiver totalmente concluído, com mais de 37 quilômetros de vias rápidas e modernas interligando as zonas leste, norte e oeste da capital, facilitando o escoamento de produtos e também o turismo na região. A primeira etapa foi entregue em outubro de 2023, na zona oeste. A segunda está em execução na zona leste e a terceira em projeto para realização na zona norte.

Ainda em janeiro, o governador Wilson Lima inaugurou o Trevo do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, o maior da cidade, localizado na avenida dos Oitis com a Alameda Cosme Ferreira, na zona leste da capital. O trevo integra a segunda etapa do Rapidão, que é a maior obra de mobilidade urbana integrada do Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *