
O governador do Amazonas Wilson Lima foi aclamado presidente do diretório estadual do União Brasil em cerimônia realizada nesta segunda-feira (19), em um hotel na Zona Sul da capital amazonense. Ele ocupava o cargo interinamente desde dezembro do ano passado.
Na sexta-feira, o governador retirou os aliados do deputado federal Pauderney Avelino (UB) das presidências municipais e instaurou um novo comando 32 municípios. O partido possui atualmente 41 prefeitos filiados, além de dois deputados federais.
Segundo o próprio governador, as mudanças são parte da preparação do partido para as eleições municipais.
“A gente começa a fazer a preparação para o processo eleitoral de 2024 e 2026, tudo isso com objetivo de juntar a força política que a gente tem, com prefeitos do UB, vereadores, deputados…”.
Pauderney e Wilson rivalizaram pelo comando do partido desde o ano passado, quando a aliados do governador foram à Justiça questionar a convenção que elegeu o então secretário da Sedecti como presidente da legenda no estado.
A situação foi resolvida com um acordo para que o então deputado federal Fausto Júnior (UB) deixasse a cadeira na Câmara dos Deputados para cedê-la à Avelino.