Construção do primeiro hospital municipal da capital amazonense foi anunciado por David Almeida.

A Prefeitura de Manaus construirá o primeiro hospital municipal da capital. Com a inédita unidade de saúde, o Município pretende zerar a fila de cirurgias de baixa complexidade.
O novo complexo viário será construído na Rua Rio Preto, interligando as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Avenida das Torres).
“Muito em breve vamos anunciar a construção do primeiro hospital municipal dia (internações de tempo reduzido), o primeiro hospital de Manaus, onde vamos zerar as cirurgias de baixa complexidade”, destacou o prefeito.
Na atenção à saúde básica, Manaus é referência nacional. Foi eleita sete vezes seguidas como a melhor entre as capitais, segundo o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde.
Segundo o 19º Anuário Multicidades, publicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), é também a cidade que mais investe em saúde na região Norte (R$ 1,3 bilhão em 2022).
Na atenção à saúde básica, Manaus é referência nacional. Foi eleita sete vezes seguidas como a melhor entre as capitais, segundo o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Segundo o 19° Anuário Multicidades, publicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), é também a cidade que mais investe em saúde na Região Norte (R$ 1,3 bilhão em 2022).
Ações em saúde

Já a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital amazonense alcançou a marca de 80,1%, no último mês de agosto de 2023, marcando um crescimento de quase 70% em pouco menos de três anos da atual gestão municipal, e superando a média nacional do indicador, que é de 78,22%.
A gestão municipal atribuiu o avanço às estratégias desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a exemplo do reforço do quadro de servidores da pasta, da reorganização de estratégias e fluxos de trabalho e da reforma e construção de unidades básicas.
Outras ações em saúde
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil;
Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids;
Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
Prevenção das violências e dos acidentes;
Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
Verificação da situação vacinal;
Promoção da saúde auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração;
Promoção da saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração.