
Com os incentivos da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), nos últimos três anos, foram geradas mais de 4 mil oportunidades de vendas, para os 1.300 empreendedores da Economia Solidária e Criativa. No Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, destacam-se as ações que beneficiam essa categoria.
Desde 2021, a Semtepi já proporcionou 172 feiras de artesanato itinerantes ou fixas, com 4.257 vagas para exposição e o faturamento histórico de R$ 2.830.845,76 para os artesãos.
De acordo com os dados do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), mais de 1,3 mil empreendedores estão cadastrados no sistema e, destes, mais de 90% são artesãs, comportando um número significativo de 159 homens e 1.212 mulheres, incluindo Margareth Travassos.
“Não imaginava o meu potencial nesse ramo e hoje já não me vejo sem ele. Os cursos que a Semtepi ofereceu são maravilhosos. Tive a oportunidade de participar das feiras em diversos locais diferentes.
Quero agradecer por todo empenho e carinho que a equipe tem conosco, e aproveito para parabenizar a todos os artesãos, que Deus abençoe nossas mãos e que nunca nos falte criatividade”, frisou a proprietária do M&V Ateliê, que trabalha com artesanato em MDF, utilizando técnicas de decoupage, scrap decor e pintura em imagens sacras.
Uma pesquisa do Desc revelou que mais de 70% dos empreendedores cadastrados deixaram outras ocupações para se dedicarem exclusivamente ao artesanato e à economia criativa. Muitos participam do rodízio semanal de vendas da Feira de Artesanato no calçadão do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, que agora é fixo desde janeiro.
De acordo com o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, além das vagas em exposições, os artesãos também estão sendo devidamente qualificados para conduzirem seus negócios.
“ Criamos espaços, promovemos feiras, ações itinerantes e incluímos a categoria em quase todas as ações que tinham relação com atividades empreendedoras. Parabenizamos os artesãos e firmamos o compromisso de poder melhorar ainda mais o empreendimento deles”, destacou o secretário Radyr.
Entre as iniciativas promovidas, estão os cursos de qualificação: “English Manaus”, “Salto Aceleradora de MEIs”, “Empretec”, além de outras oficinas. Para 2024, o objetivo é ampliar o número de capacitações e criar a Carteira Municipal de Empreendedor da Economia Solidária e Criativa. Aprovado para entrar em vigor, o processo de execução do cartão já está em fase final, com a criação do novo site de cadastramento, que, em breve, será divulgado para novos cadastros.