Portal Você Online

Capital brasileira de maior incidência de tuberculose,Manaus registra 277 casos

Prefeitura capacita Agentes de Saúde para o enfrentamento à tuberculose.

Em 2023, Manaus registrou 2.816 casos de tuberculose, o que representa 124 casos por 100 mil habitantes, colocando o município como a capital brasileira de maior incidência da doença. Este ano, o número de registros chegou a 277 casos de tuberculose.

Entre as ações de enfrentamento a doença, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta terça-feira (19), a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no enfrentamento à doença.

A capacitação, que encerra com a segunda turma na quarta-feira (20), aborda especificamente as atribuições dos ACSs, que inclui a identificação de casos suspeitos de tuberculose, a solicitação do exame de escarro, o acompanhamento do tratamento diretamente observado em domicílio, visitas domiciliares para o resgate de pacientes faltosos, sensibilização dos familiares sobre a importância da realização dos exames para identificar a tuberculose ativa e a busca ativa de contatos dos pacientes diagnosticados com a doença para avaliação da tuberculose latente.

Realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, localizado no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, a programação é direcionada para ACSs que atuam nas unidades de saúde da zona Oeste de Manaus e vai atender 120 ASCs, divididos em duas turmas, e tem o objetivo de alinhar as atividades desenvolvidas pelos profissionais na prevenção e controle da tuberculose no município de Manaus.

A técnica responsável pelas ações do Programa de Controle da Tuberculose no Distrito de Saúde (Disa) Oeste, enfermeira Kelly Cristina Aguiar, diz que atualmente são acompanhados 250 pacientes em tratamento para tuberculose, que tem duração de seis meses, e identificam entre 30 e 40 casos novos por mês.

Campanha

Desde o dia 4 de março, a Semsa vem executando ações da Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, que segue até o dia 27, com foco na identificação de novos casos e na avaliação dos contatos do paciente com tuberculose, que são as pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com tuberculose ativa.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, as unidades de saúde estão reforçando as ações de educação em saúde junto à população, de busca ativa dos sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por duas semanas ou mais) e de busca ativa dos pacientes faltosos às consultas para reduzir o risco de abandono do tratamento.

“As ações estão ocorrendo dentro das UBSs e fora, em escolas e nas comunidades, com palestras, caminhadas de mobilização e outras atividades. A intenção neste período de campanha é sensibilizar a população sobre a importância do controle da doença. São ações intensificadas durante a campanha, mas que a Semsa executa na rotina de atendimento durante todo o ano”, disse Rúbia.

Em 2023, Manaus registrou 2.816 casos de tuberculose, o que representa 124 casos por 100 mil habitantes, colocando o município como a capital brasileira de maior incidência da doença. Este ano, o número de registros chegou a 277 casos de tuberculose.

Transmissão

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões.

O principal sintoma é a tosse (seca ou com catarro) e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames. Além da tosse, pode haver a manifestação de outros sintomas: febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem iniciar o tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas durante convivência prolongada em ambientes fechados.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *