
Teve vilão, teve herói e teve mais um grande Ba-Vi em 2024. Em clássico eletrizante, o Vitória bateu o Bahia de virada, por 3 a 2, na tarde deste domingo (31), pela partida de ida da final do Campeonato Baiano. O Tricolor abriu 2 a 0 no segundo tempo, mas viu um Leão aguerrido que buscou a virada com Mateus Gonçalves (duas vezes) e Iury Castilho vindo do banco de reservas para largar na frente na grande decisão.
O jogo no Barradão foi marcado por dois lances incríveis, ambos na etapa inicial. O primeiro foi protagonizado por Marcos Felipe, que errou saída de bola e deixou o gol livre para Alerrandro, que chutou para fora. Do outro lado, o Bahia também tinha o gol livre após Lucas Arcanjo sair mal em cruzamento. Thaciano finalizou de cabeça, mas não contou com o brilho de Wagner Leonardo, que salvou em cima da linha.
Quis o destino que Mateus Gonçalves, aquele mesmo expulso com dois minutos em campo no último Ba-Vi, fosse determinante para o clássico deste domingo. Ele entrou no segundo tempo e, diferente daquele jogo, teve estrela para anotar dois gols no confronto e ser fundamental para a equipe.
O Vitória segue voando no Barradão. Agora são 23 jogos seguidos sem perder, a segunda maior sequência invicta do Leão dentro do seu estádio. Para chegar ao topo a equipe precisa de mais quatro partidas.
Com o triunfo, o Vitória tem a vantagem de empatar no jogo de volta, marcado para o próximo domingo (6), às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, para ficar com título. O Bahia precisa ao menos vencer por um gol de diferença para levar a disputa para as cobranças de pênaltis.


