Alerta é da Secretaria Nacional de Trânsito, que usará dados dos Detrans para multar automaticamente condutores sem exame toxicológico em dia

Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes informou que, 23.947 motoristas das categorias C, D e E, que não fizeram o exame toxicológico no Amazonas vão ser multados automaticamente com base em dados dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran-AM).
A multa será emitida trinta dias após o exame do motorista expirar a validade. A multa para quem não fez o exame é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O valor é R$1.467,35 e vale sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na região Norte são 158.944 mil motoristas que não fizeram o exame toxicológico e serão multados com base, de acordo com as informações dos Departamentos Estaduais de Trânsito da região (Detrans).
Com o objetivo de orientar estes condutores do Norte, a Senatran tem realizado campanhas educativas, além de emitir alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para que os condutores regularizem a situação.
Veja como verificar se seu exame toxicológico está em dia:
- Acesse a área do condutor na CDT;
- Clique no botão “Exame Toxicológico”;
- Verifique se o prazo para realização está vencido;
- Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do exame toxicológico.
Prazo estabelecidos pela Senatran
Pelo escalonamento definido pela Senatran, o prazo para que condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico, e contam com CNH vencendo entre janeiro e junho, têm até 31 de março para regularizarem a situação.
Já condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazerem o teste.
Com a medida, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.
Balanço dos Estados
De acordo com levantamento realizado pela Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.
Na região Norte são 158.944 condutores com os exames pendentes. Confira a situação de cada estado:
- Amazonas: 23.947 condutores irregulares;
- Acre: 7.353 condutores irregulares;
- Pará: 63.610 condutores irregulares;
- Roraima: 5.814 condutores irregulares;
- Rondônia: 31.198 condutores irregulares;
- Amapá: 6.405 condutores irregulares;
- Tocantins: 20.617 condutores irregulares.