Além das preocupações com o clima, o SGB alertou sobre a previsão de cheias dos rios para este ano em Manaus e outros municípios do estado.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu um alerta nesta terça-feira (2), sobre as condições climáticas esperadas para o Amazonas entre abril e junho de 2024. De acordo com o órgão, o estado enfrentará temperaturas acima do normal nesse período, juntamente com previsões de chuvas irregulares em diversas regiões.
O prognóstico climático sazonal indica chuvas acima do normal em algumas áreas do Centro e Norte do estado. Por outro lado, são esperadas chuvas dentro da normalidade no centro e em partes do norte do Amazonas. Regiões do sudoeste e sul do estado podem enfrentar chuvas abaixo do esperado.
Além das preocupações com o clima, a pesquisadora Jussara Cury, do SGB, alertou sobre a previsão de cheias dos rios para este ano em Manaus e outros municípios do estado.
A capital, por exemplo, pode enfrentar uma média de 27,21 metros e uma máxima de 28,01 no rio Negro. Em Manacapuru, a média para o rio é de 18,31 metros, com uma máxima de 19,01.
Já em Parintins, a previsão média é de 7,17 metros, atingindo uma máxima de 7,58.
No município de Boca do Acre, a situação já é preocupante, com mais de 15 mil pessoas afetadas pela cheia dos Rios Acre e Purus, segundo a Defesa Civil local. Em 12 de março, o nível dos rios atingiu 20,20 metros.
Envira também enfrenta dificuldades após decretar situação de emergência devido à cheia dos rios Tarauacá e Envira em 4 de março.


