Portal Você Online

Mirante do Centro Histórico vira point em Manaus no fim de semana

Inaugurado na última quinta-feira (4), o Mirante do Centro Histórico de Manaus virou point de famílias inteiras, jovens e turistas para degustar a gastronomia do local e apreciar a bela vista do pôr-do-sol no Rio Negro. Do café da manhã ao happy hour o espaço esteve lotado, que esteve movimentado devido a entrega dos kits aos competidores inscritos na III Corrida de Rua Manaus em Movimento – Promovendo a Saúde, feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no mirante.

Com projeto arquitetônico do Implurb voltado para o Rio Negro, o mirante Lúcia Almeida é o primeiro espaço público vertical da cidade. O prédio tem mais de cinco mil metros de área construída, 58 metros de comprimento e quatro andares – térreo e mais três pavimentos – onde funcionam bares e restaurante.

Atualmente com 11 operações comerciais, a praça de alimentação do local serve do café da manhã até lanches, almoço e janta nos restaurantes, além de sorveteria e drinks, durante o dia e à noite.

A Prefeitura de Manaus promove a ocupação não só artística, cultural e pública do mirante, mas também comercial, tendo licitado diversas operações para a diversificação do novo espaço. A partir de concorrência pública, o mirante tem permissionários, empresários, empreendedores e comerciantes, que vão atuar em lojas, quiosques, lanches e restaurantes.

De segunda a quinta-feira, das 10h às 23h, vão funcionar os dois restaurantes do espaço – segundo pavimento -, os quiosques de petisco, boteco e hamburgueria (todos no terceiro pavimento), sorveteria (térreo), e uma loja estilo pub (térreo). Já na sexta e sábado, o horário será das 10h à meia-noite. No domingo, o mirante estará funcionando das 10h às 22h.

A única exceção nos horários é para os quiosques de café, um que fica no térreo e outro no terceiro pavimento, abrindo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 20h. Aos sábados e domingos atenderão das 7h às 12h e das 15h às 21h. 

A técnica em edificações Azimar Brasil foi uma das visitantes do Mirante e ficou encantada com o que encontrou, considerando o local o mais novo cartão-postal da capital.

O diretor de Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, esteve acompanhando a movimentação e ficou imensamente surpreso com o movimento de pessoas de várias faixas etárias, dando ao espaço um toque especial de ambiente familiar e resgate da memória e vivacidade.

“Um ambiente organizado, fantástico, valeu muito a experiência e a espera por esta obra. Havia policiamento, agentes, mas o que mais me chamou atenção foi o terceiro pavimento, olhar para o rio, apreciar a natureza. Manaus estava precisando mesmo de um espaço assim”, afirmou.

“Houve uma demanda grande pelas operações por volta de 11h e muita gente visitando, curtindo os espaços e pavimentos. E a população pode ficar tranquila que aqui estão os guardas municipais, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orientando o trânsito, tráfego e estacio e namento, e o reforço da Polícia Militar, com viatura. A prefeitura também fez o reforço da iluminação de todo o entorno das vias até a chegada ao mirante e largo”, explicou Cordeiro.

Largo de São Vicente

Com uma área totalmente criada onde antes existiam lotes abandonados e sem uso, o largo de São Vicente tem passagem apenas para pedestres, somando mais 3,5 mil metros quadrados de um ambiente para ser utilizado por todos.

O espaço é acessível e conecta as obras do “Nosso Centro”, tendo estacionamento exclusivo para Pessoa com Deficiência (PCD), idosos, grávidas e afins. Nele também está instalado um playpet – espaço para cães e gatos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *