
Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio para regularizar sua situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. Para reforçar o atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) abrirá mais dois postos de atendimento aos eleitores de Manaus.
Os novos postos estão instalados, desde esta segunda-feira (8), no Centro de Convenções Vasco Vasques e no Clube do Trabalhador do SESI, escolhidos devido à facilidade de acesso às regiões mais populosas da cidade. Os atendimentos serão feitos mediante agendamento pelo site do TRE-AM.
Todos os serviços disponíveis na Central de Atendimento do órgão estarão disponíveis nos postos. Os cidadãos de Manaus poderão tirar o título, mudar o local de votação, transferir o domicílio eleitoral de outro município para Manaus, mudar o nome, registrar o nome social, entre outros.
Para isso, basta acessar o site do TRE-AM, escolher local, data e hora de comparecimento e ir ao local com documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens maiores de dezoito anos deverão levar comprovante de alistamento militar.
Entre 9 de maio e 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará suspenso para o recebimento de solicitações, devido à organização das eleições municipais.
Autoatendimento pela internet
Para os eleitores sem biometria cadastrada, o prazo para acessar os serviços da Justiça Eleitoral pela internet, no sistema de autoatendimento chamado Título Net, termina nesta segunda-feira (8/4). Após esse prazo, será necessário ir a um cartório eleitoral para regularizar o título e poder votar nas eleições municipais marcadas para outubro.
Os serviços para quem já possui registro biométrico continuam disponíveis no Título Net, assim como o atendimento presencial em todas as unidades da Justiça Eleitoral.
A ausência do registro biométrico não impede o eleitor de votar nas eleições municipais, mas a biometria confere mais segurança ao voto e evita filas nas seções eleitorais.
Já para quem vai tirar o título pela primeira vez, o cadastro dos dados biométricos é obrigatório e gratuito. Jovens que completarem 16 anos até a data da eleição já podem tirar o título.


