
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (8), que fará concurso público para o preenchimento imediato de 150 vagas, além da formação de cadastro reserva.
De acordo com o BNDES, o edital do concurso será publicado no segundo semestre deste ano. Os candidatos aprovados já ingressarão com um novo Plano de Cargos e Salários. Para o cargo de analista, que requer formação em nível superior, o salário inicial será de R$ 20,9 mil.
As áreas contempladas para os analistas são:
- Administração
- Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança
- Arquitetura-Urbanismo
- Arquivologia Digital
- Ciências Contábeis
- Ciência de Dados
- Comunicação Social
- Direito
- Economia
- Engenharia
- Psicologia Organizacional
O BNDES destacou que este será o primeiro concurso público da instituição a incluir profissionais de Ciência de Dados e Cibersegurança.
“Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível superior”, afirmou Helena Tenório, diretora de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operações do BNDES.
O concurso deverá reservar 30% das vagas para candidatos negros e negras e pelo menos 10% para pessoas com deficiência (PCDs).
Ainda não há definição de quem será a banca organizadora. Todas as informações oficiais sobre a seleção serão divulgadas no Diário Oficial da União e no Portal do BNDES.


