A Superintendência da Zona Franca de Manaus e a diretoria da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciaram nesta segunda-feira (15), as tratativas para viabilizar e aumentar o volume de gás natural usado pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a atuação da Cigás é uma boa alternativa na busca por uma matriz energética mais diversificada e sustentável na região amazônica, incluindo as empresas do Polo Industrial de Manaus, que já tem uma característica de ser ambientalmente sustentável.
“Estamos à disposição para estreitar a parceria e levar as informações ao Polo Industrial de Manaus, reconhecendo o potencial impacto positivo no desenvolvimento econômico regional”, afirmou Bosco Saraiva.
O presidente da Cigás, Heraldo Beleza, compartilhou com Bosco Saraiva e outros técnicos da autarquia informações sobre a empresas e as possibilidades que as duas têm para promover o uso de combustível sustentável pelas indústrias do PIM.
Durante a reunião, Beleza também destacou a importância estratégica da Suframa para a região e enfatizou o compromisso da Cigás em contribuir para o desenvolvimento econômico local.
A empresa tem 13 anos de operação e R$ 950,8 milhões em investimentos no Amazonas.
Tem ainda desempenhado um papel essencial na distribuição e comercialização de gás natural, atendendo mais de 18 mil unidades, entre residências, comércios, indústrias, em Manaus, Anori, Anamã, Coari, Caapiranga, Codajás e Silves.
Entre os números apresentados pela Cigás, estão uma rede de 287 quilômetros de gasodutos implantada, com capacidade atual de transporte de 6,08 milhões de metros cúbicos por dia.
Além disso, o gás natural tem sido apontado como uma alternativa sustentável para as necessidades energéticas da área, considerando a abundância do recurso na região.