Portal Você Online

Varejo amazonense cresce 1,4% em março, diz Pesquisa do Comércio

Após dois meses com índices ruins, março registra crescimento consistente nas vendas do comércio varejista amazonense.

Movimento de vendas de brinquedos para o Dia das Crianças, comércio varejista nas ruas do Polo Saara, centro do Rio de Janeiro.

As vendas do comércio varejista amazonense cresceram 1,4% em março na comparação com o mês anterior. Já em relação a março de 2023, o crescimento foi de 3,27%.

Os números são da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada nesta quarta-feira (8).

Conforme o chefe do setor de Disseminação da Informação do IBGE/AM, Luan da Silva Rezende, depois de um início de ano com as vendas em baixa, no mês de março o comércio voltou a apresentar crescimento consistente.

“O índice (de crescimento) foi bom tanto na comparação com o mês anterior, quanto comparado com o mesmo mês do ano passado. O destaque negativo do mês foi daquela parte que chamamos de comércio ampliado, onde estão as vendas de veículos, peças e materiais de construção. Esse grupo teve queda nas duas comparações“, analisou Rezende.

O técnico do IBGE também avaliou que a média móvel trimestral de 0,42%, não permite considerar aumento de vendas para os próximos meses. “Melhor aguardar o desempenho a ser apresentado na próxima divulgação“, disse.

Sobre o Comércio Ampliado citado como ponto negativo, houve retração de -1,8% no volume de vendas, indicando queda em vendas no setor de automóveis ou construção civil.

Em se tratando da venda acumulada nos últimos doze meses (abril 23 a março de 24) do Comércio Varejista, o Amazonas ficou 8ª do ranking nacional, com a taxa de crescimento nas vendas de 3,2%.

Tocantins (10,5%), Maranhão (9,8%) e Ceará (8,4%) ficaram na dianteira entre os Estados. Já Paraíba (-8,7%), Rondônia (-0,3%) e Piauí (-0,2%) apresentaram os menores resultados.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *