Portal Você Online

Com crescimento em acidentes de trânsito, Manaus reforça cirurgias ortopédicas

Como parte da ação de intensificação de cirurgias ortopédicas realizada nos finais de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em Manaus, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) também passou a realizar os procedimentos juntando-se a outras duas unidades da rede que já participam: o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

A iniciativa, que já atendeu a mais de 60 pacientes nos dois primeiros fins de semana de maio, ainda deve contemplar outras 80 pessoas este mês. Os beneficiários são, em sua maioria, vítimas de acidentes de trânsito.

De janeiro a abril deste ano, o número de pacientes acidentados no trânsito em Manaus aumentou em 12,58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, os HPSs 28 de Agosto, Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e Dr. João Lúcio Pereira Machado atenderam, juntos, a mais de 5 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, as cirurgias ortopédicas estão entre as maiores demandas de serviços nas unidades hospitalares do Estado. Comprovando os números, a secretária afirma que a alta desses procedimentos se deve aos acidentes de trânsito.

A titular do órgão explicou que, neste fim de semana, serão realizadas 35 cirurgias, sendo 15 no HPS 28 de Agosto, outras 15 no HPS Aristóteles Platão Araújo e cinco na FHAJ. A titular do órgão informou, ainda, que os pacientes que estão internados no HPS João Lúcio serão encaminhados à FHAJ para a realização dos procedimentos.

“Com o crescimento no número de acidentes de trânsito no Amazonas, o HPS João Lúcio também teve aumento desse tipo de paciente, mesmo que em menor proporção, por não ser esse o perfil da unidade. Por isso, decidimos ampliar os atendimentos para a Fundação Adriano Jorge, em função da alta demanda”, pontuou a secretária, ressaltando que as cirurgias de rotina estão acontecendo normalmente durante a semana nas unidades hospitalares.

O secretário-executivo reforçou que a SES-AM, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP-AM) seguem executando ações de fiscalização, educação e conscientização no trânsito, como parte das programações do Maio Amarelo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *