
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar um site falso que imita a página oficial de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A página fraudulenta direciona os estudantes para uma aba de pagamentos, onde o golpe é aplicado.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser requisito para programas como Sisu, Prouni e Fies.
Diante da importância do exame, o Inep emitiu uma nota nesta sexta-feira alertando os alunos sobre o golpe e informando sobre as medidas tomadas para resolver a situação.
Como o Golpe Funciona?
Os golpistas criaram uma página falsa que imita a Página do Participante do Enem, onde o estudante é induzido a preencher o CPF e, em seguida, é direcionado para uma página de pagamentos que simula a taxa de inscrição. A taxa oficial do Enem é de R$ 85. Em 2023, o exame recebeu 2,7 milhões de inscrições, o que indica que os golpistas esperavam confundir um grande número de estudantes, levando-os a pagar a taxa pelo site falso.
Medidas de Segurança
O Inep emitiu orientações para que os alunos tomem precauções ao se inscreverem para o Enem 2024. Entre os cuidados recomendados, destacam-se:
– As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial: [enem.inep.gov.br/participante](https://enem.inep.gov.br/participante).
– A inscrição depende de um cadastro que fornece ao aluno um login e senha para acessar o sistema do Inep. É através deste login que se consulta o local de prova e os resultados.
– O boleto para pagamento da taxa de inscrição é disponibilizado apenas após o acesso ao sistema oficial do Inep com login e senha.
– O boleto emitido é sempre do Banco do Brasil.
Segundo informações apuradas pelo portal g1, a página denunciada já estava fora do ar às 12h desta sexta-feira. O Inep destacou a importância de os estudantes ficarem atentos e verificarem sempre o endereço do site antes de fornecer qualquer informação pessoal ou realizar pagamentos.
O Inep reforça que qualquer irregularidade ou tentativa de golpe deve ser imediatamente comunicada às autoridades competentes para que medidas possam ser tomadas e a segurança dos candidatos seja garantida.