De acordo com ofício, a medida foi tomada devido a falta de insumos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), responsável por distribuir componentes sanguíneos para unidades de saúde na capital e interior, determinou a suspensão de cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue no estado.
Um ofício foi emitido pelo órgão e direcionado aos hospitais públicos e particulares, nesta semana.
De acordo com o documento, assinado pela diretora-presidente do Hemoam, Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho, a medida foi tomada devido a falta de insumos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue que estão em estoque.
A recomendação do Hemoam é que as transfusões sejam indicadas apenas em casos de extrema urgência.
Enquanto aguarda a liberação dos kits sorológicos para realização dos testes, o órgão informou que vai utilizar apenas o estoque atual e solicitar o retorno das bolsas de sangue dos hospitais que tenham um estoque excedente.
A SES-AM informou que “a inciativa do Hemoam em solicitar a suspensão de cirurgias na rede estadual de saúde por falta de bolsas para coleta de sangue, tratou-se de uma iniciativa isolada da direção da unidade”.
A pasta também confirmou que a questão já foi solucionada e que não haverá suspensão dos procedimentos cirúrgicos no estado.


