
Apesar de ter um dos melhores aeroportos brasileiros, o Juscelino Kubitscheck, deputados e senadores estão preferindo usar um aeroporto alternativo para entrar e sair de Brasília em jatinhos particulares próprios ou de empresários amigos. Durante dias, equipe de reportagem do site Antagonista/Revista Crusoé acompanhou toda a movimentação nessa pista de pouso na capital federal e identificou alguns frequentadores do local como o deputado Fernando Bezerra Filho (DEM-PE) e o senador Jaques Wagner (PT-BA).
A pista está localizada a 35 km da Praça dos Três Poderes e é muito discreta proporcionando um ambiente para que seus usuários evitem fiscalizações da Receita e Polícia Federal, aparelhos de raio-x, tarifas e taxas aeroportuárias e possíveis eleitores descontentes com as suas atuações no Congresso e na Câmara.
A única entrada para acesso as aeronaves é controlada por um vigilante particular desarmado, que anota as placas dos carros que entram e saem. Nenhum deles é revistado. Donos e funcionários de alguns desses hangares contaram a reportagem que te como clientes o deputado federal Aécio Neves, do PSDB de Minas, o ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD de São Paulo, e o também ex-ministro Edison Lobão, do MDB maranhense. Aécio e Kassab voam em jatos de amigos. Já a família Lobão tem dois aviões próprios, um Twin Commander com dez assentos e um Piper, com seis. Antes de ser preso, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima, aquele do bunker de 51 milhões de reais descoberto pela Polícia Federal em Salvador, era frequentador assíduo do aeródromo.
1 Comentários