
O Festival Folclórico de Parintins 2024 (a 369 quilômetros de Manaus) movimentou R$ 180 milhões no município, superando em 23,24% o volume de negócios do ano de 2023.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pelo governador do Amazonas, Wilson Lima.
Parintins recebeu 120 mil turistas para as apresentações folclóricas dos bois Garantido e Caprichoso. O número de visitantes foi maior que a população que da Ilha Tupinambarana, de 96.372 moradores, de acordo com Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística).
Segundo o governador, os artesãos do município arrecadaram R$ 1,7 milhão com vendas. O festival começou na quinta-feira, 27 de junho, com a Festa dos Visitantes, e se estendeu até o domingo (30).
Conforme o governo, havia turistas em Parintins há pelo menos uma semana antes. O Turistódromo, espaço que orienta o visitante sobre atrações da cidade, registrou 47,3 mil pessoas.
Por meio do Recicla Galera, foram arrecadados ainda 2,2 toneladas de material reciclável no festival. O projeto ‘Recicla, Galera’ é uma iniciativa ambiental do Festival de Parintins com apoio da Coca-Cola Brasil.
O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis . Nas duas edições anteriores, 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.


